Ronda da Semana | A volta da cultura millennial, o fenômeno da esposa troféu e mais uma reflexão sobre o ChatGPT
Uma curadoria semanal de notícias, pensamentos e dicas
Para pensar…
Virar o ano, fazer aniversário, pensar no significado de datas como a Páscoa... Recomeços trazem, ao mesmo tempo, um certo luto do que ficou para trás e a esperança do que pode vir a ser. São convites silenciosos à coragem — aquela que pede mais ousadia, mais entrega. Recomeçar não é voltar ao início, mas sim continuar com novos olhos, com outras camadas de pele, com as marcas e aprendizados do que já se viveu. É reconhecer que tudo pode ser diferente, inclusive você. E que, às vezes, o simples ato de seguir adiante, mesmo sem saber o destino, já é uma forma bonita de renascer.
Por @oliviaanicoletti
Para ler com calma
A volta da cultura millennial, o fenômeno da esposa troféu e mais uma reflexão sobre o ChatGPT.
A volta deles
Cringe? Que nada. Parece que os Millennials estão vivendo um inesperado retorno à cena cultural. Em um artigo para a Grazia UK, a repórter Ruchira Sharma explora como ícones dos anos 2010 estão sendo redescobertos com nostalgia por jovens que cresceram em um ambiente digital mais autoconsciente. Essa revalorização não é apenas estética, mas um reconhecimento de uma era em que a internet permitia uma expressão mais livre e menos julgada. Vale o clique.
Esposa troféu
O despertador toca, o dia nem raiou e, então, uma mulher começa a cumprir demandas dos (geralmente mais de um) filhos e marido para que eles acordem com tudo em ordem. Não tem sido raro topar com esse tipo de vídeo nas redes sociais e isso deve-se ao fenômeno da Esposa Troféu, que parte da lógica de que a mulher deve ser dependente financeira e emocionalmente de um homem. Neste post, a Obvious analisa a crescente hashtag e faz um alerta à ameaça aos direitos (ainda ínfimos) conquistados pelas mulheres.
Um olhar sobre a IA
Ele trabalha como um assistente, escreve textos e até cria imagens. É inegável que o ChatGPT esteja revolucionando a vida profissional e pessoal das pessoas. Mas, qual a chance de esse auxílio desenvolver uma dependência cognitiva a longo prazo? O post da Contente.vc traz estudos que garantem que isso já esteja acontecendo e faz uma análise sobre os riscos do uso excessivo de IA, os saberes que ela não alcança, o que só os humanos são capazes de oferecer — e o quanto ainda vale a pena aprender em comunidade.
Cool drops
Não podemos deixar de falar sobre…
Uma análise do FFW sobre o aumento no valor dos shows no Brasil
A série O Estúdio, uma comfort série que reúne um elenco estrelado
Estamos sonhando com…
Moletons quentinhos e super descolados para usar o tempo todo
Guardado na memória
Um trecho da entrevista que fizemos com a jornalista Luanda Vieira para o Em Poucas Palavras.
Qual talento você mais gosta de ter?
O da escrita, com certeza. Tenho um amor incondicional pelas palavras e a força que a junção de todas elas têm.